11 janeiro, 2014

Batman, 1943 - Lambert Hillyer

SINOPSE

Batman (Lewis Wilson) e Robin (Douglas Croft) protegerão Gothan City dos planos malignos do Dr. Tito Daka, interpretado com maestria por J. Carrol Naish. BATMAN é a série que deu início a odisseia do herói nas telas do cinema.

ELENCO

Lewis Wilson como Batman e Bruce Wayne
Douglas Croft como Robin e Dick Grayson
J.Carrol Naish como Dr. Tito Daka
Shirley Patterson como Linda Page
William Austin como Alfred
Charles C.Wilson como Capitão Arnold: Charles
Charles Middleton como Ken Colton
Robert Fiske como Foster
Michael Vallon como Preston
Gus Glassmire como Martin Warren

FICHA TÉCNICA

Diretor: Lambert Hillyer
Ano: 1943
Duração: 15 episódios de 15 minutos cada
Idioma: Inglês
Produtor: Rudolph C. Flothow
Escrito por: Victor McLeod, LeslieSwabacker, Harry Fraser

COMENTÁRIOS RETIRADOS DE TVSinops

Na década de 40 surgiu o primeiro filme do homem morcego chamado "The Batman", numa época em que o mundo estava mergulhado na Segunda Guerra Mundial e o cinema tornava-se uma grande fonte de diversão e também de informação. Era a grande coqueluche do momento, onde além dos filmes eles podiam também acompanhar as últimas notícias da guerra.

Todos queriam ir ao cinema e nessa época além dos filmes tradicionais, muitos desenhos em quadrinhos vieram para a tela grande como Tarzan, Superman, Buck Rogers, Mandrake, entre outros. Flash Gordon era um exemplo de sucesso, tanto de público, como da crítica especializada.

Foi nesse clima que Batman saiu dos quadrinhos e também veio para o cinema. Em junho de 1943, a Columbia Pictures apresentou o seriado "The Batman", com 15 episódios de 30 minutos cada, em preto e branco, com direção de Lambert Hilyer e tendo no elenco principal Lewis Wilson como Batman e Douglas Croft como Robin.


Neste filme Alfred foi interpretado pelo ator Willian Austin e o grande vilão nipônico Dr. Daka era interpretado por J.Carrol Naish (que não era japonês).
Lewis Wilson (Batman) e William Austin (Alfred)
J. Carrol Naish (Dr. Tito Daka)
Mais tarde com a popularização da televisão, esses filmes passaram também a serem apresentados na pequena tela como um seriado em diversas partes do mundo, principalmente entre a década de 50 e 60 e depois praticamente desapareceram.
Este filme de quinze capítulos consecutivos foi o primeiro aparecimento de Batman e Robin. Embora seja um filme de aventura, ele é muito diferente daquilo que nós conhecemos hoje dos filmes de Batman. Devido ao andamento consecutivo das cenas, muitas mudanças tiveram de ser feitas aos personagens de Batman e Robin.
Por exemplo, Batman e Robin não eram vigilantes, mas sim agentes do FBI. Eles também não travavam batalhas com vilões excêntricos ou cômicos. O principal inimigo deles era um cientista japonês. O filme era recheado de propaganda anti-japonesa, pois naquele época os Estados Unidos estavam em guerra com o Japão e seus aliados.
O orçamento para o filme eram bem escassos e isso não permitia criar jogos excitantes, brigas incríveis, contrato de bons atores e nem tinham um câmera adequada compatível com os grandes filmes feitos em estúdios maiores como o da Warner ou Paramount. Em outras palavras, a Columbia só teve dinheiro para fazer um seriado num estúdio pequeno.

A edição e transição entre as cenas eram um deleite. Muito o que aparece neste filme parece engraçado para a maioria das pessoas que estão acostumados às grandes produções dos dias atuais, mas mesmo assim Batman conseguiu agradar ao público da época.

O Dr. Daka, o vilão japonês deste filme, se escondia num trem-fantasma muito luxuoso, todo ele ornamentado no estilo oriental, com uma estátua de Buda ao fundo, localizado em um parque de diversões nos arredores de Gothan City. O terrível japonês tinha uma máquina que emitia raios por rádio que era capaz de pulverizar paredes e também transformar alguns prisioneiros de guerra americanos em zumbis, eletronicamente controlados através de ondas telepáticas que eram capazes de comunicar-se com o laboratório dele através de sinais de vídeo.
Além disso adorava criar crocodilos que ele alimentava com deliciosos frangos, seu passatempo predileto. Batman e Robin tinham a grande missão de deter o Dr. Daka e desviar a carga de rádio que ele mantinha sobre Gothan City e por um fim ao seus esquemas ardilosos. Shirley Patterson fazia a adorável assistente, Linda Page, do Dr. Borden na Fundação da Cidade de Gothan. Ela era a paixão de Bruce Wayne e era muito amiga dele.

Os filmes de seriados naquela época eram geralmente apresentados nos finais de semana, tinha vários capítulos e sempre o episódio acabava numa hora que o herói se encontrava em grandes apuros, fazendo com que o público retornasse na outra semana para ver como ele havia se safado daquela situação.

Neste filme, porém, aconteciam coisas incríveis, outras inacreditáveis como: Batman usava uma máscara muito folgada com orelhas em forma de cone amoldadas que mal conseguiam ficar de pé.

Não havia nenhum batmóvel. Eles usavam uma limousine conversível normal. Quando eles usavam a identidade de Bruce Wayne e Dick Grayson eles andavam com o carro descoberto e quando eram Batman e Robin o carro aparecia fechado. O carro era sempre o mesmo e ninguém desconfiava.
Batmovel...

Não havia nenhum comissário Gordon. Os nossos heróis, Batman e Robin eram oficiais da polícia e recebiam ordens do Capitão Arnold.

Alfred era muito cômico, parecia estar nervoso a todo momento. A postura inglesa nele era muito forçada e também ele era mais motorista do que propriamente um mordomo. O sobrenome de Alfred neste filme era Bible e outros filmes de Batman o sobrenome dele sempre foi Pennyworth. Ele também era meio calvo e tinha poucos cabelos pretos.
Alfred
Foi neste filme que apareceu pela primeira vez a Batcaverna, que depois passou a ser incorporada aos comics e existe até hoje.

Batman costumava marcar os criminosos que ele capturava com um selo de morcego em sua testa.

Nesta película ainda não aparece nenhuma engenhoca morcego. Ao contrário, era o vilão que tinha muitas invenções inteligentes e interessantes. Batman lutava contra o crime com ferramentas muito limitadas como gancho, corda e um pequeno rádio transmissor, além de uma lanterna. Robin usava uma lanterna de sinal morcego que era mais exótico do que utilitário.

Batman já tinha seu cinto de utilidades mas nunca usava. Em uma das cenas Batman desce por uma escada e seu cinto se enrosca e caem de dentro vários cigarros.

Eles lutavam como se fossem brigas de rua, como amadores e não tinham conhecimento de nenhum golpe de artes marciais e geralmente apanhavam mais que os vilões. Durante as lutas de corpo-a-corpo a sua capa vivia enrolando-se nele.

Batman era um mestre na arte de disfarçar-se. Neste filme ele se transforma num vagabundo, técnico do aeroporto e até cartomante, com direito a turbante e bola de cristal.

Recentemente saiu para venda um DVD contendo os 15 episódios. Você pode encontrar a venda pela internet. Mas se você prefere baixar o seriado, pode encontrar aqui no Blog da Space Monster.

0 comentários: